terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ENGENHO FREGUESIA, CANDEIAS/BA

A história do açúcar é parte fundamental da história do Brasil, representando o momento de maior desenvolvimento econômico do período colonial, sobretudo em São Paulo, Pernambuco e Bahia. Símbolos desse rico período, os engenhos de cana-de-açúcar tornam-se então atores principais no desenvolvimento da sociedade patriarcal brasileira.

Na Bahia, na segunda metade do século XIX, existiam 511 engenhos, 355 situados no Recôncavo. Hoje, com dificuldade, ainda podemos testemunhar esse período opulente através da conservação de alguns conjuntos arquitetônicos como, por exemplo, o antigo Engenho Freguesia, em Candeias.

Com a casa-grande conjugado à capela, modelo surgido na Bahia na segunda metade do século XVIII, o antigo Engenho Freguesia, que depois abrigou o Museu Wanderley Pinho, é um convite aos tempos áureos do ciclo da cana de açúcar na Bahia.

Vale a pena conferir!

Fabrício Cruz







4 comentários:

  1. Triste retrato do descaso do governo estadual, reflexo dos péssimos administradores que elegemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão magnaldo, é um triste retrato do descaso dos governantes. É uma pena valorizarmos pouco nossa história!

      Excluir
  2. Nossaaaa, que lugar maravilhoso!!! Sou de Minas, vou a Salvador em Junho e com certeza farei umas visita a esse local. Que coisa mais linda! É tranquilo de chegar aí? Me parece uma ilha... Consigo fotografar aí tranquilamente? Muiiiiito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. A reforma desse patrimônio histórico é uma promessa que nós moradores da cidade aguardamos há anos. Lamentável!

    ResponderExcluir